sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Uma Questão de Psi's


Várias são as vezes em que assistimos a toda uma confusão relativamente aos técnicos de saúde mental que subsistem no plano nacional (e não só) e quais as competências profissionais que lhes são atribuidas. Do que difere um psicólogo de um psiquiatra? Se existe neurologia e psicologia, qual o propósito da existencia da neuropsicologia? Do que trata, realmente, a psicanálise?


Comecemos, então, pela psiquiatria...

"A Psiquiatria é um ramo da medicina que se especializou no diagnóstico e tratamento da psicopatologia, bem como na reabilitação dos doentes mentais, sejam as doenças de carácter orgânico ou funcional (exemplo: esquizofrenia, bipolaridade).
Os procedimentos diagnósticos variam mas os critérios oficiais estão descritos em manuais como a CID-10 da Organização Mundial de Saúde e o DSM-IV da American Psychiatric Association.
Os medicamentos psiquiátricos são parte central do arsenal terapêutico, o que é único na Psiquiatria, assim como procedimentos mais raramente utilizados como a eletroconvulsoterapia.

A Neurologia é uma disciplina médica que estuda o sistema nervoso central e periférico e todo o conjunto de patologias associadas ao mesmo . Hoje em dia encontra-se ao dispôr da medicina veterinária meios de diagnóstico até recentemente somente acessíveis ao ser humano como a Tomografia Axial Computorizada, a Ressonância Magnética, entre outros.

A Psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano e animal. No domínio da Psicologia, o corpo e a mente não estão dissociados. A psicologia é uma ciência considerada tanto pertencendo ao campo das áreas sociais, ou humanas, como da área biomédica (por exemplo, a neuropsicologia faz parte deste espectro), assim ela é estudada tanto em métodos quantitativos como em métodos qualitativos."


A partir da Psicologia, irá esclarecer-se alguns pontos chaves de algumas vertentes:

"Psicologia do Desenvolvimento é o estudo científico das mudanças comportamentais, relacionadas com a idade, ao longo do ciclo vital do ser humano. Os especialistas, desta vertente da psicologia, procuram estudar e compreender os processos do desenvolvimento pré-natal (período que antecede o nascimento) e pós-natal (período que ocorre após o nascimento), bem como tentam investigar e estabelecer os princípios e as leis da maturação, ou seja, do desenvolvimento do nosso comportamento ao longo da vida. Este campo examina mudanças através de uma ampla variedade de tópicos, incluindo habilidades motoras, habilidades em solução de problemas, entendimento conceitual, aquisição de linguagem, entendimento da moral e formação da identidade.

A Psicologia educacional é o ramo da psicologia que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos (o que está estreitamente relacionado com a psicologia do desenvolvimento); a eficiência e eficácia das tácticas e estratégias educacionais; bem como o estudo do funcionamento da própria instituição escolar enquanto organização (onde se cruza com a psicologia social). Alguns psicólogos escolares centram o seu trabalho no desenvolvimento das capacidades e necessidades das crianças com dificuldades de aprendizagem, como no caso da Desordem por défice de atenção com hiperactividade, problemas emocionais ou problemas comportamentais.

A Psicologia Clínica é a área da psicologia que promove a capacidade de análise e compreensão dos sentimentos e comportamentos do paciente, assim como facilitar outra leituras das vivencias e das realidades e dar ao paciente a capacidade de acção ao processo de mudança. A psicologia clínica e a psicopatologia tem um campo comum: o estudo do individuo e das suas perturbações, dificuldades e problemas.

Psicologia Organizacional é área da psicologia que analisa e compreende o funcionamento das organizações – empresas, instuiçoes – explicar, e se possível, prever a conduta dos grupos e dos individuso no seu interior, os mecanismos de regulação interna, os problemas da motivação e liderança, a resolução de conflitos.

A Neuropsicologia é uma interface ou aplicação da psicologia e da neurologia, que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano, contudo praticamente dedica-se a investigar como diferentes lesões causam déficits em diversas áreas da cognição humana ou tal como denominado pelos primeiros estudos nesse campo estuda as funções mentais superiores, deixando áreas como agressividade, sexualidade para abordagens mais integrativas da fisiologia e biologia (neurobiologia, neurofisiologia, psicofisiologia, psicobiologia) ou melhor da neurociência.

A Psicanálise, disciplina fundada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud, é uma ciência que tem como objecto o inconsciente (tudo aquilo que está fora do alcance da consciência), isto é, procura as raízes do comportamento humano nas motivações e nos conflitos inconscientes. É na interpretação do inconsciente que reside o trabalho do psicoterapeuta. Este realiza tal interpretação (análise psíquica) a partir de uma análise dos sonhos, dos actos falhados (lapsos ou falhas da linguagem que traduzem desejos inconscientes), dos sintomas que os doentes apresentam e da forma como as pessoas livremente fazem a associação de ideias (falarem livremente sobre o que lhes ocorre, mas que está a ser analisado pelo psicoterapeuta)."




Após esta ponte entre os diversos ramos com que nos podemos confrontar quando nos expomos à prática dos técnicos de saúde mental, espero ter cooperado para uma maior clarificação das suas idoneidades para que todos nós adquiramos um conhecimento razoável aquando a opção pelo técnico correcto para a resolução de uma problemática inerente.

Já dizia o velho ditado, "cada macaco no seu galho."

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